O que você precisa saber sobre Viçosa, Brasil

O que você precisa saber sobre Viçosa, Brasil

O que vem à sua mente primeiro quando fala sobre o Brasil? Rio de Janeiro? A enorme estátua de Jesus com vista para aquela cidade? Ou são os festivais coloridos pelos quais o país é conhecido? Esqueça isso por um tempo e siga um pouco para o norte até um lugar chamado Viçosa.

A menos que você seja um acadêmico que esteve no Brasil para alguma pesquisa, provavelmente nunca ouviu falar de Viçosa. Veja bem, esse lugar é conhecido em todo o Brasil por seu foco na educação. É sede da Universidade Federal de Viçosa, uma das mais prestigiadas universidades do país.

Mas só porque tem uma universidade para atrair estrangeiros para o município não significa que viajantes comuns como você não terão nada para fazer se forem para lá. Segue a lista do Hostel Casarãocom algumas coisas que você precisa saber sobre Viçosa:

História

Primeiros habitantes

Antes do Brasil ser colonizado pelos europeus, Viçosa já era ocupada pelos indígenas Tupi, principalmente os índios Botocudos e Puris. Essas pessoas permaneceram na área mesmo quando os primeiros colonos estrangeiros chegaram nos séculos XVII e XVIII.

Colonos brancos europeus

Os primeiros colonos brancos europeus colonizaram esta área do Brasil no século 18 e prosperaram na mineração de ouro, plantações de café e indústrias comerciais. Esses desenvolvimentos vieram à custa da escravização de indígenas e negros.

O cristianismo também passou por Viçosa, estabelecendo várias igrejas e paróquias católicas ao longo dos séculos seguintes. Essas igrejas também influenciaram o funcionamento da política em Viçosa.

Colonos libaneses e italianos

Durante a colonização de Viçosa, as ferrovias que atravessam o município se expandiram para o litoral, abrindo caminho para a vinda de colonos libaneses e italianos para o Brasil. Os libaneses passaram a comercializar tecidos e calçados, enquanto os italianos se especializaram no artesanato além do comércio. Eles também têm influências culturais sobre o lugar.

Instituições de ensino

A primeira escola fundada em Viçosa foi a Escola Normal Nossa Senhora do Carmo, em 1917 , dirigida pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Outra escola histórica fundada em Viçosa foi a Escola Superior de Agricultura e Veterinária do então presidente brasileiro e natural de Viçosa Arthur da Silva Bernardes.

Oque fez de Viçosa um paraíso para os acadêmicos foi a Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, hoje conhecida como Universidade Federal de Viçosa (UFV). A escola foi fundada em 1948 e federalizada em 1969. Com o crescimento populacional devido a essas instituições, mais infraestrutura em Viçosa foi construída ou modernizada.

O Parque Tecnológico de Viçosa

Em 2011, foi inaugurado o Parque Tecnológico de Viçosa ou TecnoPARQ em parceria com a UFV e o governo de Minas Gerais. Empresas antigas e novas podem ser encontradas no parque, mas, diferentemente dos parques industriais tradicionais, o TecnoPARQ foca mais na pesquisa.

Principais pontos turísticos de Viçosa, Brasil

Agora que você já conhece um pouco de Viçosa, que tal dar uma olhada em algumas das atrações pelas quais o município é conhecido? Aqui está uma lista de onde Hostel Casarão recomenda que você vá:

Morro do Cruzeiro

Debruçado sobre uma área de Viçosa é esta formação de aparência magnífica onde você pode observar o quão pitoresca é a vista. O Morro do Cruzeiro não oferece a mesma qualidade de vista que o Rio de Janeiro, mas capta perfeitamente a crueza do que é feito o município.

Matriz de Santa Rita de Cássia

Localizada no coração de Viçosa, a Matriz de Santa Rita de Cássia mostra a história arquitetônica do município influenciada pelos colonizadores europeus. As pessoas que estiveram na igreja descrevem-na como pacífica e acolhedora, com decorações de vitrais que narram histórias bíblicas.

Outros detalhes dignos de nota da igreja são as colunas de aspecto magnífico e os candelabros que seduzem os visitantes na primeira vez que a vêem por dentro. Sevocê está apenas procurando um lugar para orar e meditar, esta igreja é o lugar perfeito para isso.

Museu de Zoologia João Moojen

Se você é um turista curioso à procura de algo para aprender, mas não necessariamente um acadêmico, por que não ir ao Museu de Zoologia João Moojen? Está localizado dentro da Universidade Federal de Viçosa.

Com várias cobras vivas em exibição, você pensaria que é quase como um zoológico, mas este museu também está repleto de réplicas empalhadas de animais nativos da Mata Atlântica. O Museu de Zoologia João Moojen também é um lugar perfeito para levar as crianças, pois ajuda a alimentar seu fascínio pelos animais.

Rio Turvo

No passado, o Rio Turvo era um ótimo lugar para se banhar, mas depois os desenvolvimentos urbanos tornaram impossível para moradores e turistas se divertirem no rio. No entanto, projetos recentes da UFV permitiram a proliferação de diferentes espécies de peixes no rio e as espécies vegetais ao seu redor permanecem bem preservadas.

Você sabia que o Rio Turvo tem sido utilizado como guia para finalizar os limites da Zona da Mata? Além disso, há um restaurante perto do rio para satisfazer todos os paladares que visitam lá.

Casa Arthur Bernardes

A Casa Arthur Bernardes é a casa onde cresceu o ex-presidente e próprio Arthur Bernardes de Viçosa. Assim como a Matriz de Santa Rita de Cássia, este edifício apresenta ao lado uma arquitetura europeia e uma rica história. Sendo o ex-presidente do Brasil, alguns capítulos da história da nação também foram preservados dentro desta casa.

A Casa Arthur Bernardes em si está bem preservada, mas também contém alguns pertences de Bernardes, o que é uma boa adição ao local. A casa também recebe eventos como shows e shows. Este local é considerado pelos cariocas como um dos lugares mais importantes da história de Viçosa.

Parque da Ciência da UFV

Sendo Viçosa um local privilegiado para acadêmicos, o Parque da Ciência da UFV será sempre um local recomendado para estudantes e turistas visitarem. Com seu ambiente relaxante, pessoas de todas as idades certamente apreciarão este espaço verde dentro da Universidade Federal de Viçosa. Há também uma lagoa para os pescadores recreativos desfrutarem.

Se você está procurando um bom lugar para começar a explorar todo o campus ou está cansado depois de passear pela universidade, o Parque da Ciência da UFV é sempre um local recomendado para parada.

Cinco recomendações de hostels em Viçosa, Brasil

Interessado em visitar Viçosa depois de dar uma olhada na lista das principais atrações que ela tem a oferecer? Ou talvez você seja um pesquisador em busca de algum intercâmbio cultural? Aqui estão cinco recomendações de hostels caso você esteja em Viçosa:

Viçosa Hostel

O Viçosa Hostel é um dos hostels mais recomendados da cidade devido à sua proximidade com lojas e supermercados, restaurantes e bares. O local oferece quartos compartilhados e privativos, sala de estar comum, micro-ondas e geladeira compartilhados, Wi-Fi gratuito e área específica para fumantes.

O Viçosa Hostel também está a poucos passos da UFV que é um dos melhores patrimônios.

Hostel Classe A O

Hostel Classe A está localizado no bairro empresarial de Viçosa e conta com mais de 160 restaurantes nas proximidades. Olocal também fica a uma caminhada de três dos seis pontos turísticos da lista anterior: Parque da Ciência da UFV, Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia e Casa Arthur Bernardes.

O Hostel Classe A aceita crianças e animais de estimação e inclui um pequeno-almoço gratuito e acesso Wi-Fi gratuito.

Sefiroh Hostel

O Sefiroh Hostel é um hostel altamente avaliado em Viçosa devido ao seu simpático proprietário e ambiente ser comparável a um hotel. Alguns viajantes também elogiaram o Sefiroh Hostel por sua leveza e ar fresco assim que você entra no local apesar de estar relativamente próximo do centro do município. Um pequeno-almoço gratuito também é servido no hostel.

As comodidades habituais como acesso à internet e cozinha compartilhada são esperadas deste local, mas também possui estacionamento e um belo jardim. Você sempre pode fazer uma caminhada e explorar os arredores, se quiser, se ficar em Sefiroh.

Flor de Lis Hostel

Se você está procurando um lugar aconchegante para ficar no coração de Viçosa, então o Flor de Lis Hostel é para você. A pousada se orgulha de sua hospitalidade e proximidade com alguns dos melhores pontos turísticos do município, principalmente a UFV. Flor de Lis Hostel tem estacionamento gratuito e acesso Wi-Fi gratuito, mas também tem uma churrasqueira compartilhada e aceita animais de estimação.

Além disso, o Flor de Lis Hostel tem um centro de fitness partilhado e uma loja de recordações para completar o seu pacote de hospitalidade.

Hostel Casarao

Antes de se tornar o site de recomendações e reservas de hostels que você conhece hoje, o Hostel Casarao começou como um verdadeiro hostel para estudantes e viajantes. Este local fica a uma curta distância de várias das melhores atrações turísticas de Viçosa e tem cerca de 100 restaurantes ao seu redor.

O Hostel Casarao oferece estacionamento privativo por um preço razoável, mas você também pode estacionar na rua se estiver viajando de carro. A sua televisão tem redes amigas das crianças para entreter os mais pequenos e também aceita animais de estimação. O Hostel Casarão também oferece serviço de lavanderia para estadias prolongadas.
Viçosa é um lugar rico em história e conhecido em todo o Brasil como reduto de acadêmicos. Até pesquisadores de todo o mundo são atraídos a vir a este lugar para expandir seus conhecimentos. Espero que você também esteja interessado em ver o lugar por si mesmo. Se estiver, o Hostel Casarão estará aqui para ajudar com sua acomodação.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.